Visando proporcionar momentos especiais na semana de Natal, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), através de seus profissionais, promoveu várias homenagens aos pacientes e familiares internados na unidade.
Na sexta-feira (22), a equipe multidisciplinar da Unidade de Internação da Clínica Médica fez a entrega de várias cartas de Natal para os pacientes. As mensagens foram escritas pelos próprios colaboradores e por alguns familiares e levavam palavras de confiança, afeto, carinho, esperança e alegria.
“Recolhemos as cartinhas durante todo o mês de dezembro. A equipe entregava a carta de Natal e já fazia a leitura para os pacientes e desejava Feliz Natal. Foi uma forma singela de levar um pouco de conforto e todos eles adoraram, ficaram muito felizes”, explica a chefe do Serviço de Enfermagem da Unidade de Internação da Clínica Médica, Angélica Marques Franco.
Jantar natalino
No final do dia foi a vez da ala pediátrica receber sua homenagem. A equipe multi se organizou e fez um jantar para as famílias dos pacientes internados na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPED), ala destinada às crianças com doenças de maior complexidade, doenças crônicas e até em cuidados paliativos. São 15 leitos na unidade, mas na sexta-feira haviam 13 crianças internadas.
“É uma ala com muitas demandas psicossociais, até mesmo porque muitas mães passam a morar no hospital. Tem criança que já é o segundo ou terceiro Natal em que está internada. Algumas pediram um Natal diferente, com direito à confraternização e a trazer um acompanhante. Então, decidimos proporcionar isso e fomos atrás de doações em diversos locais”, explica a psicóloga da unidade, Gabriela Conceição.
Dentre as atividades, teve um lanche por volta das 17h, bingo, brincadeiras, exibição de homenagens da equipe, distribuição de lembrancinhas e por último, o jantar. As mães que não tinham roupas a equipe conseguir doações, além disso, houve apoio da equipe para que todas conseguissem se maquiar.
Segundo a psicóloga, foi um dia muito especial para se divertir e comemorar, além de refletir pela chegada de um novo ano. “Convidamos as famílias que receberam alta a pouco tempo e que moram aqui por perto. Tinha toda a equipe para dar suporte, pois são crianças que não podem sair do leito ou se sair, que seja por pouco tempo. Ficamos mobilizados do quanto algo tão simples e simbólico fazia tanta falta”, destaca.
Presente no jantar natalino, a chefe do Serviço da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos, Lara Vieira, relata que as acompanhantes se divertiram bastante.
“Ações como essas são fundamentais para o bem-estar das mães e pais dos pacientes da UCPPED, sobretudo pela sobrecarga imposta pela internação prolongada de seus filhos. Sem contar o simbolismo do Natal, que aflora sentimentos de união e celebração. Poder proporcionar isso a eles foi muito gratificante”, afirma.