HRSM pede doações no Dia Mundial de Doação de Leite Humano


19/05/2020 - 15h20

Data é celebrada nesta terça-feira (19) e estoques do alimento essencial para sobrevivência de prematuros internados estão no limite

 

Nesta terça-feira (19) é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) aproveita a data para pedir a ajuda de mães saudáveis que estejam amamentando para contribuir doando o alimento, que é essencial para a sobrevivência de prematuros internados na UTI Neonatal. Em média, 100 bebês recebem o alimento mensalmente.

 

“Toda mulher que esteja amamentando é uma potencial doadora e pode ajudar nessa causa tão nobre”, destacou a enfermeira, Terjane Machado Lima.

 

Segundo ela, de janeiro a abril deste ano, o Banco de Leite Humano (BLH) da unidade que trabalha de forma integrada com os demais bancos de leite humano do DF coletou 324,1 litros de leite materno.

 

COMO DOAR – Toda mulher que esteja amamentando é uma potencial doadora de leite materno, independentemente da idade do filho em amamentação. Algumas mães têm dúvidas sobre como é feita a doação e a coleta do leite materno, mas o procedimento é bem simples.

 

A doação deve ser feita em pote de vidro com tampa plástica e, em seguida, conservada no congelador. Para doar ou tirar dúvidas é só ligar no número 160, opção 4. Outra possibilidade é acessar o site Amamenta Brasília, onde é possível fazer o cadastro como doadora, obter informações e saber mais sobre o assunto.

 

São 14 bancos de leite humano, sendo um deles pertencentes ao Hospital Regional de Santa Maria, administrado pelo IGESDF, além de cinco postos de coleta. Confira os telefones que foram alterados recentemente:

 

Texto: Ailane Silva/IGESDF

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF