HRSM tem equipes de odontologia exclusivas para pacientes com covid-19


22/06/2020 - 16h38

Profissionais atuam fazendo a higienização bucal de internados na UTI e de pacientes menos graves

Referência para casos de covid-19, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) destinou três equipes de odontologia exclusivamente para fazer o atendimento diário de pacientes diagnosticados com a doença e internados na unidade, que é administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).

Apesar dos desafios e riscos enfrentados na pandemia da covid-19, a rotina de cuidados e dedicação é diária. Os pacientes que estão em estado grave na UTI passam pela higienização bucal freqüente. Já os demais pacientes menos graves internados recebem devidamente a assistência em casos emergenciais.

No total, três cirurgiões-dentistas, sete residentes e seis técnicos de saúde bucal dividem-se em três grupos para fazer o atendimento no leito. Cada equipe assiste em torno de 30 pacientes por dia na UTI covid-19.

“Quando o paciente está menos grave, mas precisa de assistência especializada, ele também tem acesso a duas salas da odontologia exclusivas e bloqueadas especificadamente para esse atendimento”, contou a técnica de higiene bucal, Vanessa Araújo.

Cada vez que um paciente com covid-19 é atendido, o espaço passa por desinfecção e é necessário aguardar três horas para o próximo atendimento.

“Prestar o serviço de odontologia para esses pacientes demonstra o comprometimento do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) durante a pandemia”, ressaltou o superintendente do HRSM, Olavo Muller.

ENTENDA – O Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial (SEOCB) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passou por diversas adequações para manter todos os serviços funcionando durante a pandemia do novo coronavírus.

A equipe faz atendimento de urgências, centro-cirúrgico de trauma de face, cirurgia bucomaxilofacial, atendimento de pessoas com necessidades especiais e de pacientes internados na UTI.
A unidade conta com seis serviços. São eles o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Cirurgia Bucomaxilofacial – Deformidades de Face – Centro Cirúrgico (CC), Odontologia Hospitalar (OH), Odontologia Intensiva, Radiologia Odontológica e Pronto-Socorro.

A unidade conta com os seguintes ambulatórios de especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia oral, estomatologia. Realiza também atendimento de pacientes com disfunção temparo-mandibular (DTM), cirurgia bucomaxilofacial de pacientes com traumas e tumores faciais, bem como correção de deformidades de face.

Há também laserterapia, odontopediatria, ortodontia para cirurgia ortognática, atendimento de pacientes com deficiência, atendimento clínico e cirúrgico aos internados e com comprometimentos sistêmicos nas clínicas, no pronto-socorro e nas UTIs.

Outros serviços são a realização de radiografias odontológicas extra e intraorais com laudos e atendimento de urgências e emergências hospitalares e de trauma de face.

A unidade é referência em serviço para Região de Saúde Sul, sendo que as vagas são geridas pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde, o qual executa o agendamento que deve ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS).

 

Texto: Ailane Silva/Agência IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF