Iges promove 1º Fórum de Iniciação Científica

Estudantes apresentam conclusões de estudos acadêmicos fomentados pelo instituto durante o ano passado

Ascom/Iges-DF
18/11/2020 - 17h39

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) promove, na segunda-feira (23), às 14h, o 1º Fórum de Iniciação Científica. Quatro trabalhos de bolsistas da instituição serão detalhados durante o evento, que será on-line e aberto a todos os interessados.

Os universitários que se apresentarão foram selecionados pelo Programa de Iniciação Científica do Iges-DF em 2019. A iniciativa oferta bolsas mensais de R$ 400 durante um ano, com o objetivo de estimular a investigação científica em áreas da saúde como medicina, fisioterapia e psicologia.

O fomento à pesquisa é um braço de atuação do Iges. Além de administrar o atendimento hospitalar em seis unidades do DF, o instituto estimula a inserção de estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação na pesquisa científica.

Temas das pesquisas

Dos quatro trabalhos que serão apresentados no evento, dois são de alunos do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), um da Universidade de Brasília (UnB) e outro do Centro Universitário do Planalto Central (Uniceplac). Dois são da área de fisioterapia e dois de medicina.

O estudante de medicina Felipe Bruno Santos da Cunha pesquisou sobre o tema epidemiologia das lesões oculares penetrantes no DF. A colega de curso de Felipe, Renata Gabriele de Morais Vargas, avaliou o perfil de sintomas não motores em pacientes com distonia primária e secundária.

Já as alunas de fisioterapia Lara Leocádio Gomes e Carla Carina Duarte investigaram, respectivamente, a adição da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua na reabilitação de indivíduos com acidente vascular cerebral agudo e a avaliação da reprodutividade de um sistema automatizado para análise eletrofisiológica neuromuscular por meio do teste de eletrodiagnóstico de estímulo.

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br