O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) possui uma dívida reconhecida de, aproximadamente,R$235 milhões reais. Por esse motivo, foi feito um planejamento pela Diretoria Presidencial e Diretoria de Administração e Logística a fim de saná-la em sua grande parte até o final deste ano sem, no entanto, causar a desassistência à população do Distrito Federal que muito necessita dos serviços das unidades de saúde do IGESDF.
A dívida chegava a R$ 364 milhões em 30/04/2021, R$273 milhões em 31/08/2021 e, hoje, se encontra emR$235 milhões, sendo que, desse montante, R$ 46 milhões estão sendo apurados via judicial ou administrativa por meio de auditoria interna, podendo, portanto, esse valor ser alterado.
Grande parte dos R$ 189 milhõesrestante já foi negociado e será pago paulatinamente sem afetar os pagamentos das despesas regulares atuais. Dessa dívida, R$ 63 milhões são referentes a impostos e encargos (FGTS, INSS, IRF, ISS, PIS) e R$58 milhões são devidos à Secretaria de Saúde do DF, que já foram negociados e estão sendo pagos em prestações mensais.
OutrosR$ 48 milhões são oriundos de despesas gerais, investimentos, serviços de terceiros e materiais de consumo, devidos às empresas fornecedoras, para as quais foram solicitados descontos para acelerar a quitação. O pagamento será feito por ordem decrescente do desconto ofertado ou pela data de vencimento da fatura.
No momento, o IGESDF está finalizando a negociação de R$ 17 milhões com as concessionárias de água e energia.
O instituto também não está contraindo novas dívidas e está pagando todos os atuais fornecedores regularmente.
A recuperação financeira está caminhando a passos largos e, agora, o IGESDF passou a contar com um planejamento que limitou o teto orçamentário em toda as áreas como pessoal, insumos e serviços, que será apresentado, em breve, ao Conselho de Administração para aprovação.