SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Iges-DF lança telemedicina para combate à covid-19

Recurso oferece apoio de médicos especialistas aos médicos que estão atuando no combate à pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ailane Silva

Para fortalecer ainda mais o combate ao novo coronavírus, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) lançou o Projeto de Telemedicina. A iniciativa, que começou a funcionar nesta semana, proporciona aos médicos que estão atuando no combate à covid-19 receber apoio direto de especialistas nas áreas de cardiologia, clínica médica, infectologia, pneumologia e terapia intensiva.

Projeto conta com uma Central de Telemedicina, montada no Hospital de Base, com painéis para monitoramento em tempo real
Projeto conta com uma Central de Telemedicina, montada no Hospital de Base, com painéis para monitoramento em tempo real

Com a inovação, profissionais das unidades de pronto atendimento (UPAs), do Hospital de Base (HB) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) podem trocar o conhecimento com especialistas por intermédio de videoconferências na modalidade de interconsulta. Esse apoio matricial, estruturado pela equipe da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa, foi pensado em razão do avanço da pandemia e do cenário dinâmico vivenciado pelos profissionais de saúde.

“Esse é mais um avanço que vai dar suporte para os nossos profissionais que estão na linha de frente de combate à covid-19 e precisam de apoio de especialistas plenamente capacitados para fornecer orientações sobre o tratamento mais adequado dos pacientes”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Sérgio Costa.

Ele lembrou que, no início deste mês, o Iges lançou a plataforma online EaD Iges-DF Especial Covid-19, que já conta com mais de 1,2 mil inscritos. A ferramenta oferece vídeos, cursos e treinamentos em ambiente virtual não apenas para capacitar profissionais de saúde, mas também para educar a população frente à pandemia.

Além do enfrentamento da covid-19, os especialistas da telemedicina começaram a prestar suporte aos médicos que precisam de apoio para casos relacionados a outras enfermidades. “As especialidades de infectologia e pneumologia são mais voltadas para dar suporte ao atendimento da covid-19”, explicou o diretor de Inovação, Pesquisa e Ensino, Everton Macêdo.

Infraestrutura

O projeto conta com uma Central de Telemedicina, montada no Hospital de Base, com painéis para monitoramento em tempo real, conectividade em alta velocidade, internet wi-fi e notebooks equipados para videoconferência em alta resolução e telefone VOIP exclusivo.

No Pronto Socorro do HRSM e em cada uma das UPAs, há ponto de telemedicina com um notebook equipado para videoconferência em alta resolução, conectividade, internet wi-fi e telefone VOIP exclusivo.

A telemedicina fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em dias úteis, e está recebendo o apoio de mais especialistas para que o horário de atendimento seja ampliado.

Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72