IGESDF promove semana dedicada às suas colaboradoras

Reconhecer a importância da atuação feminina e homenagear as profissionais do Instituto são os objetivos das ações que ocorrerão durante toda a semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Com uma força de trabalho majoritariamente feminina, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) começou nesta terça-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, uma programação especial que ocorrerá até o dia 11 de março afim de prestigiar as colaboradoras de todas as unidades da rede IGESDF. Ao todo, a entidade conta com 7.961 profissionais mulheres, de um total de 9.128 colaboradores, o que representa 87% do quadro de recursos humanos.
A primeira ação, realizada nesta manhã, ocorreu no Hospital de Base, no espaço solidário da Casinha Rosa, e contou com a participação de toda a diretoria do IGESDF e ainda do Secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e de outras organizações sem fins lucrativos.
Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente substituta discursou sobre o empoderando as trabalhadoras, “A mulher é isso: ela cai, levanta, consegue seguir em frente. Eu represento muitas de vocês, mulheres que vencem o preconceito. Muitas vezes as pessoas não olham as mulheres como competentes e elas são subjugadas. Represento uma classe que sempre foi lutadora para conseguir seus direitos e liberdades. Nós somos livres para escolher o que queremos: e o que queremos é sermos respeitadas”, disse.
Cerca de 300 pessoas participaram da ação que, em área aberta, não promoveu aglomeração e contou com distanciamento entre as cadeiras. Um vídeo de um minuto com trechos da atuação de muitas colaboradoras também foi exibido como forma de homenagear todas as áreas: “a homenagem às mulheres do IGESDF é para cada uma de vocês: gestoras, médicas, assessoras, agentes administrativas, auxiliares, serviços gerais” disse a presidente.
Ministra, parlamentares, secretárias de Estado e administradoras de Regiões Administrativas do DF enviaram vídeos em homenagem às colaboradoras. Para o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, permanecer à frente da Secretaria de Estado de Saúde não é tarefa fácil, mas a força feminina tem ajudado muito. “Temos 35 mil servidores na Saúde do DF, 25 mil do segmento feminino, 10 mil do segmento masculino, então, 69% da força de trabalho é do segmento feminino. Podemos perceber a força e o que representa o segmento feminino da Saúde do DF”, disse, ao parabenizar todas as mulheres.
HOMENAGENS– Mariela Souza foi homenageada representando as mulheres gestoras. A enfermeira do Pronto-Socorro do HB, Leila Borges, representando as mulheres que atuam na assistência. Também foram homenageadas a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Thereza Simões; a representante do Movimento de Apoio ao Combate ao Câncer, Lourdes Nascimento; a representante da Associação Amigos Hospital de Base, Zouraide Guerra; a representante do Serviço Auxiliar de Voluntários, Goretti Lacerda; e Maria Oneide Miranda da Silva, técnica administrativa que começou a trabalhar no HB em 13 de setembro de 1978 e hoje está aposentada.
Homenagearam as colaboradoras IGESDF diretor de Atenção à Saúde do IGESDF, Nestor Francisco Miranda; o diretor de Administração e Logística, Ronan Pereira Lima; a Gerente de Inovação em Saúde, Romina do Socorro Marquês, representando a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Emanuela Dourado.
Hoje, a programação também incluiu a oferta de ginástica laboral, coffee break e seresta na UPA de Planaltina. À tarde, foi transmitida a Webinar preparada pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa “Mulheres na Pesquisa”, com a doutora Liliana Sampaio Costa Mendes.
Na UPA do Paranoá, foi ministrada a palestra com a psicóloga Luciana Lima Leite: “Relacionamento abusivo/violência doméstica”, “Saúde mental da mulher” e “Empoderamento Feminino”.

Confira a programação:

Reportagem: Ailane Silva

Edição: Renata Nandes

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72