IGESDF realiza mais de 89 mil atendimentos psicológicos na pandemia

Com 37 psicólogos, Hospital de Santa Maria e Hospital de Base mantiveram e ampliaram serviços prestados aos pacientes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Equipe de psicologia do Hospital Regional de Santa Maria realizou 29.040 atendimentos na pandemia

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e o Hospital de Base (HB), administrados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), prestaram 89.880 mil atendimentos psicológicos entre março de 2020 e julho deste ano, em plena pandemia do coronavírus. A informação foi dada nesta sexta-feira (26), Dia do Psicólogo, pelos chefes do Setor de Psicologia do HB, Wendel Morais, e do HRSM, Mayara Soares.

No HRSM foram 29.040 atendimentos, enquanto o HB efetuou 60.840 procedimentos, todos realizados em pacientes que estavam em quatro setores dos dois hospitais: na Ala Covid-19, Internação, Ambulatório e Pronto Socorro.

Atualmente, o IGESDF continua contando praticamente com a mesma equipe que estava atuando no início da pandemia. São 37 psicólogos, sendo 24 no Hospital de Base e 13 no de Santa Maria. Essa equipe vem se revezando todos os dias da semana para atender pacientes em diversas situações, expandindo a assistência aos familiares dos doentes.

Para Morais, o número de procedimentos alcançados mostra que, apesar das restrições impostas pela pandemia e dos riscos a que estão expostos os profissionais que cuidam de pacientes com coronavírus, “nosso atendimento nunca parou e ainda ainda conseguimos levar nossos serviços às alas dos internados com covid-19”.

Inovações na pandemia

Morais lembra que, com a pandemia, o instituto teve que inovar para se adaptar à nova realidade sanitária. O Setor de Psicologia do HB, por exemplo, criou novos serviços, como o teleatendimento aos familiares dos enfermos com coronavírus, as visitas virtuais (chamadas de vídeo pelo celular ou tablete) e as teleconsultas a pacientes.

Mas as atividades rotineiras não foram abandonadas, sendo mantidos serviços como atendimento em grupo, ações interdisciplinares com os enfermos e sessões terapêuticas com os próprios familiares dos pacientes. “O nosso objetivo é sempre reduzir os impactos mentais e psicológicos, para obter bons resultados na recuperação física e social deles”, explica Morais.

Responsável por casos de covid de maior gravidade, HB efetuou 60.840 procedimentos psicológicos

Funcionamento das alas

O atendimento é feito de segunda à sexta-feira nas alas de Pronto Socorro, Ambulatório, Internação, Maternidade e Infantil e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIS) dos dois hospitais. Nessas alas são adotados diferentes métodos de atendimento, conforme o chefe da Psicologia do HSRM, Mayara Soares.

Nas UTIs para Covid-19, por exemplo, a família do paciente também recebe assistência psicológica. “Fazemos o acompanhamento individual de cada paciente e, ao mesmo tempo, estamos sempre em contato com a família para dar informações sobre o quadro clínico do doente”, explica a Mayara

Já no Pronto Socorro, o atendimento é mais rotativo. Ao dar entrada, o paciente é diagnosticado e é assistido até que receba alta ou seja transferido para a ala de Internação. Os psicólogos também prestam serviço de teleatendimento e dão assistentes a pacientes com covid-19, segundo o chefe da Psicologia do HSRM

No Ambulatório do Santa Maria, a equipe de psicólogos trata de pacientes ostomizados, em recuperação de cirurgia e que enfrentam problemas como lesões complexas e diabete. Já a psicologia ambulatorial do HB atende desde pacientes com câncer até de pessoas que sofrem transtorno alimentar.

Wendel Morais destaca que a equipe de psicólogos do IGESDF permanece preparara  para prestar assistência seja qual for a fase da pandemia e “sempre com o objetivo de reduzir os impactos mentais e psicológicos, para obter bons resultados na recuperação física e social dos nossos pacientes”.

Reportagem: Thais Umbelino

Edição: Pelágio Gondim

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72