IGESDF realiza videoconferência para celebrar Dia Internacional da Pesquisa Clínica


20/05/2020 - 18h06

Estudos clínicos são essenciais para a construção de um sistema de saúde mais eficiente

Dia 20 de maio é o Dia Internacional da Pesquisa Clínica. Para celebrar a data, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), através do Centro de Pesquisa em Saúde da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), promoveu uma videoconferência, denominada webinar com a participação de pesquisadores renomados para discutir com a comunidade as oportunidades e caminhos para hoje e pós-pandemia da covid-19.

O diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa, abriu a conferência afirmando que o instituto vai sempre cumprir sua missão de oferecer o máximo de qualidade ao sistema de saúde do Distrito Federal e a pesquisa clínica auxilia muito nesse sentido.

“A pesquisa clínica sempre será um instrumento fundamental para o conhecimento e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Pois, através dela, é que podemos encontrar novas maneiras de prevenir, detectar, diagnosticar, controlar e tratar doenças”, afirmou o presidente Sergio.

Responsável pela realização da webinar, o diretor de Inovação, Ensino e Pesquisa do IGESDF, Everton Macedo Silva, falou da relevância de cada um dos participantes dentro da comunidade científica.

“Essa é uma oportunidade para demonstrar a importância da comunidade científica e o impacto da pesquisa na vida das pessoas”, destacou Everton.

Para a gerente de Pesquisa do Diep, Maria Aparecida, é apenas através da Pesquisa Clínica que será possível conhecer a real incidência, característica epidemiológica e biológica de pacientes, de acordo com a realidade de cada país e região.

“Especialmente nesse momento em que vivemos uma pandemia mundial, a pesquisa clínica tem uma importância muito grande, pois a criação de um medicamento ou uma vacina para a covid-19 é uma resposta que só essa área poderá dar”, avaliou a gerente.

Pesquisa Clínica e o SUS – A pesquisa clínica é de grande importância para o Sistema Único de Saúde (SUS). É por meio dela que o sistema torna-se mais eficiente e tem maior possibilidade de prevenir e tratar doenças e agravos. É ela que promove e garante melhor qualidade de vida, e permite o acesso a tratamentos inovadores. Esses tratamentos chegam aos pacientes do SUS através da pesquisa clínica.

Centro de Pesquisa do IGESDF – O Centro de Pesquisa em Saúde do IGESDF está estruturado para que os pesquisadores do instituto possam desenvolver seus trabalhos, conduzindo os estudos clínicos com todo apoio necessário. A pesquisa do IGESDF também conta com o Núcleo de Apoio ao Pesquisador que visa assessorar desde o delineamento do trabalho até a sua publicação e conta com profissionais especializados para essa finalidade. O objetivo é apoiar a produção de trabalhos científicos cada vez mais qualificados.

Webinar da Pesquisa Clínica – A programação realizada nesta terça-feira, 20, contou com a participação do diretor de Inovação, Ensino e Pesquisa do IGESDF, Everton Macedo Silva, da gerente de Pesquisa do IGESDF, Maria Aparecida Alves Leite dos Santos, da Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), Greyce Lousana, diretor do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e professor da Universidade de São Paulo, Luiz Vicente Rizzo, do médico oncologista e pesquisador do Hospital de Base (HB), Romualdo Barroso de Souza e da médica Neurologista e Pesquisadora do HB, Letícia Costa Rebello.

Texto: Mara Moreira/Ascom IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF