Desde o início de sua gestão à frente do IGESDF, a diretora-presidente interina, Mariela Souza de Jesus, definiu como meta a melhoria na relação entre Instituto e os fornecedores de insumos e medicamentos, tanto no sentido da credibilidade financeira quanto na agilidade para aquisição de necessidades médico-hospitalares. “Entendemos que o Instituto passou por fases de dificuldades por ter dívidas com fornecedores, mas isso é uma situação resolvida. Reduzimos nossa dívidas de R$364 mil para R$ 170 mil aproximadamente. Desde que assumi a gestão do IGESDF quitei grande parte da dívida de gestões anteriores, e na gestão atual não há contas vencidas,” explicou a diretora.
A proposta da gestora é acelerar e tornar mais econômico o processo de abastecimento de medicamentos e insumos para as unidades administradas pelo IGESDF. E para melhor reorganizar esse fluxo Mariela recebeu nesta quarta, o presidente da Assemedh – Associação das Empresas do Segmento Médico Hospitalar e Laboratorial, Marco Aurélio Rodrigues. “Meu objetivo é conhecer melhor o mercado para criar estratégias superiores para a cadeia de abastecimento e com isso modernizar o processo de aquisições” explicou Mariela.
Durante a reunião, a diretora destacou a urgente necessidade de se melhorar a relação com os fornecedores. “Estou aberta ao diálogo e à transparência. Quero ouvir o que podemos melhorar em relação aos nossos processos para não haver falhas que dificultem o abastecimento”, afirmou.
Para o superintendente de Planejamento e qualidade, Francisco Mariani de Andrade Neto, é preciso esclarecer o quanto o IGESDF vem trabalhando dentro do orçamento. “Nossa receita cobre nossa despesa e estamos trabalhando com um fundo de reserva, que é o que todas as empresas precisam para garantir sustentabilidade. Estamos trabalhando com uma gestão focada no cumprimento com a nossa obrigação que é atender o paciente”, disse.
Carlos Fernando Dal Sasso, superintendente da Unidade Central de Administração do IGESDF, explicou a importância de se identificar como o mercado está enxergando o Instituto. “Queremos entender cada entrave que acontece quando temos atas de compras regulares, mas a empresa não consegue realizar a entrega. Temos 5 mil itens para adquirir e a falta de apenas um pode gerar muito prejuízo à assistência. Precisamos da ajuda de vocês para modelar o nosso sistema de compras”, ressaltou, dirigindo-se ao presidente e demais representantes da Assemedh.
Marco Aurélio confirmou que as empresas vêm recebendo os pagamentos em dia. “Hoje o IGESDF está bem melhor do que há dois anos. Vocês estão recuperando a imagem do Instituto”, assinalou. O presidente apresentou ainda uma pesquisa realizada com as empresas sobre quais participaram de processos de compras, quantas não tiveram êxito na entrega e o motivo, bem como sugestões para o processo de compras. O resultado da pesquisa será disponibilizado ao Instituto. Além disso, os representantes vão apresentar o cenário de produtos que estão escassos ou com entraves no mercado até o final da semana, a fim de auxiliar na tomada de decisão do Instituto.
Além de representantes da empresas associadas à Assemedh, participaram da reunião o controlador interno do IGESDF, Daniel Alves; o diretor de Assistência à Saúde, Nestor Miranda; o superintendente de Planejamento e Qualidade, Francisco Mariani de Andrade Neto; e o superintendente da Unidade Central de Administração, Carlos Fernando Dal Sasso, já mencionados.