Laboratório do Hospital de Base recebe Certificado de Proficiência pelo terceiro ano consecutivo

Para ter o atestado, o órgão precisa ser avaliado como ótimo na execução dos ensaios de proficiência laboratorial com amostras mensais enviadas por to

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ailane Silva

O Laboratório Clínico do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado de Proficiência – Controllab – Ensaio de Proficiência Clínico. Essa certificação, referente à atuação em 2021, demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames. O Ensaio de Proficiência possui a chancela da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

A farmacêutica bioquímica, chefe do laboratório, Lara Cristina Ferreira Malheiros, contabilizou em 2021, a realização de mais de 1,8 milhão de exames. Em 2022, somente no primeiro trimestre, já foram realizados 452.240 exames. A equipe do laboratório conta com 91 colaboradores entre recepcionistas, assistentes administrativos, auxiliares e técnicos de laboratório, analistas microbiologistas, médicos e analistas clínicos (biomédicos e farmacêuticos bioquímicos).

O setor realiza exames de bioquímica, hematologia, líquidos corporais, imunologia, hormônios, parasitologia, urinálise e microbiologia com demandas de média e alta complexidade, para diagnóstico, prognóstico e acompanhamento de pacientes oriundos das especialidades médicas de oncologia, nefrologia, ortopedia, cardiologia e demais especialidades.

Mariela Souza de Jesus, diretora presidente-interina do IGESDF ressalta a importância de participar dessa avaliação de rotina, feita por empresa especializada como uma condição para atestar a qualidade dos serviços prestados no laboratório do Hospital de Base, “validar e atestar como ótima a realização das análises laboratoriais é importante para que tenhamos a certeza de que estamos prestando o melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde prestados pelo Instituto” disse.

Segundo Lara, a participação em um programa de proficiência é um elemento fundamental no processo de melhoria contínua dos processos. “Significa uma gestão comprometida com a qualidade, que auxilia na promoção do conhecimento dos processos de análise. A certificação demonstra a confiabilidade do laboratório em relação aos resultados e o ótimo desempenho para executar análises de exames”, disse.
A profissional citou que, entre os requisitos da certificação estão: avaliar a eficiência do controle externo e assegurar sua adequação em métodos específicos, avaliar e monitorar o desempenho do laboratório, identificar acertos e conformidades, determinar as características de desempenho de métodos já estabelecidos e/ou novos métodos e tecnologias e prover ações corretivas/preventivas. “Também é importante ressaltar que ter o Certificado de Proficiência é obrigatório, por exigência de órgãos regulamentadores, como pré-requisito de processos de licitações, para credenciamento junto às principais instituições de pesquisa e também um diferencial frente a outros laboratórios”, ressaltou.

“Receber pelo terceiro ano seguido o Certificado da Controllab demonstra que prezamos pela qualidade de nossos serviços”, disse a analista de Qualidade do Laboratório Clínico, Isabella Baptista Mariano Hiyane, que faz o acompanhamento dos resultados.

ENTENDA – Em cumprimento à RDC/302-2005 ANVISA, o laboratório clínico do Hospital de Base possui contrato de ensaio de Proficiência com a empresa Controllab. Mensalmente, são enviadas amostras biológicas padrão para realizar o controle de qualidade externo. É necessário obter desempenho ótimo em suas análises clínicas.

A participação do laboratório anualmente, contínua e assídua durante os 12 meses na execução dos ensaios de proficiência laboratoriais, com desempenho avaliado como ótimo permite a empresa Controllab emitir o Certificado de Proficiência em ensaios laboratoriais.

Nesta última avaliação, o HBDF cumpriu satisfatoriamente todas as análises de proficiência clínica nas amostras enviadas mensalmente pela empresa Controllab para a realização dos 112 ensaios (exames).

Renata Nandes

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72