SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Maio Amarelo: webinar retrata cuidados às vítimas de trauma

Programação aberta aos profissionais de saúde do DF aborda atendimento e linha de cuidados necessários aos pacientes tra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thaís Umbelino

Imagem cedida à Ascom IGESDFo IGESDF
Equipe do ambulatório de fisioterapia do Hospital de Base

A equipe do ambulatório de Fisioterapia do Hospital de Base (HB) preparou uma programação especial, totalmente digital, nos dias 18, 25 e 26 de maio, para retratar como é feito o atendimento e quais são as linhas de cuidados necessárias às vítimas de trauma. O Webinar segue a temática do Maio Amarelo, campanha de prevenção aos acidentes e mortes no trânsito, que é a principal causa de pacientes traumatizados no HB. O acesso às palestras será feito via QR Code, sem necessidade de inscrição, para todos os profissionais de saúde do Distrito Federal.

Os temas estarão voltados para profissionais de diversas áreas como fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros. “Como o Hospital de Base é referência em trauma, decidimos demonstrar como é realizado a linha de cuidado em traumatologia”, explica a coordenadora do ambulatório de Fisioterapia do HB, Emanuelle Lustosa, responsável por preparar o evento, que teve parceria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), além de parceria e patrocínio da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito). Confira programação completa:

Imagem cedida à Ascom IGESDFo IGESDF

Ambulatório temático

A equipe do ambulatório de fisioterapia entrou no clima do Maio Amarelo e decorou todo o espaço com mensagens e itens de segurança no trânsito, para conscientização dos pacientes atendidos no local. Além disso, distribuiu laços amarelos, símbolo da campanha de prevenção, para os pacientes.

Imagem cedida à Ascom IGESDFo IGESDF
Ambulatório de fisioterapia do HB

Durante a semana do Webinar, a equipe também vai distribuir suculentas, com mensagens de conscientização. De acordo com a coordenadora, o trabalho desenvolvido na unidade é essencial para a reabilitação das vítimas de trauma.

“Lá eles são acolhido para finalizar a reabilitação e voltar para a sua vida prévia da melhor forma possível”, descreve. Segundo ela, somente em 2021 foram realizados 1.575 atendimentos no ambulatório de fisioterapia, pela atuação conjunta dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção e segurança no trânsito, que teve sua primeira edição no ano de 2014. Foi escolhido o mês de maio em decorrência da Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) de 11 de maio de 2011, que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A cor amarela foi escolhida por representar atenção e advertência.

O objetivo principal é chamar a atenção do Poder Público e da sociedade civil para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Dentro dessa ideia, colocar temas como segurança viária, educação e respeito de motoristas e pedestres e promover o engajamento de ações a fim de propagar o conhecimento nas diferentes esferas da sociedade.

Edição: Ailane Silva

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72