Mais de 1000 profissionais do HRSM já receberam apoio psicológico


10/06/2020 - 16h25


Atendimentos ocorrem desde março e são voltados para assuntos relacionados à covid-19

O Serviço de Psicologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) já atendeu mais de 1000 profissionais que atuam na unidade pelo Programa de Acolhimento ao Colaborador. A iniciativa foi criada em março para oferecer suporte emocional em razão do cenário de constantes mudanças da covid-19.

“O objetivo é acolher os profissionais de saúde em questões relacionadas à pandemia, já que o HRSM tornou-se um hospital de referência para o tratamento da covid-19 no Distrito Federal”, ressaltou a chefe da Psicologia, Lara Borges de Sousa.

Segundo ela, sintomas como ansiedade, medo, estresse e incertezas que se apresentam de forma recorrente e significativa podem causar prejuízo nas relações sociais, profissionais ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

“Considerando que o impacto na saúde mental do colaborador poderia exigir outros cuidados, foi solicitado parceria ao Serviço de Psiquiatria do Ambulatório do HRSM, que prontamente se redistribuiu para oferecer um serviço temporário de atendimento em intervenção em crise dos colaboradores, lotados no HRSM, com demandas secundárias ao sofrimento psíquico resultante dos esforços ao combate à pandemia de COVID-19”, esclareceu a profissional.

Os colaboradores participam de sessões de aproximadamente uma hora e meia, sendo o atendimento presencial e com todas as medidas de segurança adotadas. Dependendo do caso, o trabalhador pode ser encaminhado ao Serviço de Psiquiatria para dar continuidade aos cuidados.

Texto: ASCOM/Agência IGESDF