Nota – Atendimento nas UPAs no DF

Nota – Atendimento nas UPAs no DF

O Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (IGESDF), em respeito à população do Distrito Federal, vem a público esclarecer sobre o atendimento na Atenção Pré-Hospitalar, especificamente nas 11 unidades de pronto atendimento (UPAs) sob sua gestão.

A população do Distrito Federal, como a de outras unidades da federação, tem sido muito acometida por uma virose respiratória, decorrente de infecção pelo vírus Influenza A, subtipo H3N2, diferente da Covid-19, mas que tem causado sintomas gerais, como febre e dor no corpo, muito intensos. Tal fato acarreta uma maior procura pelos serviços de saúde, especialmente nas portas de entrada do sistema, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), emergências dos hospitais e UPAs.

Nesse contexto, foram realizados 2.657 atendimentos nas UPAs nas últimas 24 horas. Acrescentando-se os atendimentos nas emergências do Hospital de Base do Distrito Federal (355) e do Hospital Regional de Santa Maria (221), as unidades sob gestão do IGESDF contribuíram para o atendimento de 3.233 pacientes nas últimas 24 horas.

Cabe ainda ressaltar que vários desses pacientes possuem situações de maior gravidade e necessitam de manutenção de seu atendimento em observação, acarretando uma superlotação nas dependências das unidades de saúde, até que os pacientes de maior complexidade recebam a liberação de vaga para um hospital da rede de saúde do DF.

Em relação à estrutura de atendimento, cabe esclarecer que, somente no mês de dezembro, a aquisição de insumos foi redimensionada, sendo adquiridos cerca de R$ 14.200.000,00 (quatorze milhões e duzentos mil reais) em medicamentos e materiais de consumo, o que possibilitará absorver essa alta demanda. Além disso, no mesmo período, foram contratados 307 profissionais de saúde apenas para as UPAs, visando a atender, também, essa maior procura.

É oportuno reforçar que as equipes são dimensionadas de acordo com o porte e tipo de cada UPA, conforme a Portaria de Consolidação nº 03, de 27 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde e que há um rigoroso controle das escalas de plantão, sendo as faltas apuradas de maneira minuciosa.

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

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