SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Nota de pesar – José Carlos Quinaglia e Silva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ascom Iges-DF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) comunica com pesar o falecimento, na madrugada desta quinta-feira (17), do cardiologista José Carlos Quinaglia e Silva, 68 anos, que atuava no Hospital de Base (HB) desde 1982. Ele estava internado em um hospital particular do Distrito Federal desde a última semana de março deste ano devido a complicações causadas pela covid-19.

O cardiologista veio do interior de São Paulo para se formar em medicina pela Universidade de Brasília (UnB). Em 1998, José Carlos ajudou a fundar a Associação dos Amigos do Hospital de Base. Formado por servidores e pessoas da comunidade, o grupo de voluntários conseguiu arrecadar dinheiro para comprar equipamentos de alto custo, que seriam usados em cirurgias complexas.

A dedicação à cardiologia contribuiu para que ele assumisse cargos estratégicos no HB. Entre 2001 e 2002, foi chefe da Unidade de Cardiologia. Depois, entre 2003 e 2005, ocupou os cargos de vice-diretor e diretor da instituição. Entre 2011 e 2012, comandou a Unidade Coronariana do hospital.

Defensor do ensino e da pesquisa, o médico também se destacou como pesquisador-chefe do Brazilian Heart Study, iniciação científica voltada para estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), da UnB, da Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Centro Universitário de Brasília (Ceub).

No ano de 2004, o profissional assumiu a direção geral do Hospital de Base e um dos projetos implementados consistiu em visitas itinerantes e semanais nas unidades do hospital para ouvir servidores e gestores sobre as suas principais necessidades.

O IGESDF lamenta pela grande perda e solidariza-se com familiares e amigos neste momento de dor. “Nosso respeito e admiração ao dr. José Carlos Quinaglia e Silva pela contribuição ao ensino e à gestão do Hospital de Base, pela correição, pela postura e  pela dedicação. Aos familiares, nossa solidariedade. Todo o corpo técnico do Hospital de Base está consternado e solidarizado. Deixará seu exemplo a todos nós”, declarou o superintendente do HB, Paulo Cortez.

 

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72