O IGESDF informa que tomou conhecimento, na última semana, de denúncia quanto à integridade dos alimentos fornecidos aos trabalhadores do Instituto no Hospital de Base. Desde o primeiro instante foi solicitada apuração da denúncia, bem como realização de auditoria quanto à prestação dos serviços realizados pela empresa terceirizada SALUTAR ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS LTDA., por meio do Contrato nº 058/2021 – IGESDF, também responsável pelo fornecimento dos alimentos fornecidos aos pacientes e acompanhantes.
Cabe informar que ao longo da prestação deste contrato foram feitas mais de vinte notificações quanto à qualidade dos serviços prestados, desde falta de utensílios, inexecução de contrato, problemas com o fornecimento, e por último essa grave questão quanto à qualidade alimentar e a existência de larvas no cachorro-quente, provenientes das batatas-palhas. Além disso, após a notificação a empresa não recolheu o produto e manteve o fornecimento. Ao constatar que as larvas estavam nas batatas a equipe do IGESDF notificou a empresa imediatamente.
Ressalta-se que é exigido da empresa contratada o preparo dos alimentos seguindo todos os padrões sanitários, esses rigorosos, visando garantir a qualidade da matéria prima utilizada e consequentemente das refeições produzidas, sendo tais medidas obrigações contratuais.
Relevante informar que o IGESDF conta com o Núcleo de Nutrição e Produção com atribuição específica para acompanhar a produção das refeições, o que é realizado por Nutricionistas e Técnicos de Nutrição, todos devidamente registrados no conselho de classe, e exige, de sua prestadora de serviços, o cumprimento de todos os requisitos dispostos no Contrato de Prestação de Serviços de referência, para que sejam integralmente atendidos. Além disso, sempre que qualquer item está fora dos padrões, a empresa é formalmente notificada e penalizada conforme previsões contratuais.
Importante informar que como medida de melhoria o Núcleo de Nutrição e Produção irá implementar a pesquisa de satisfação dos usuários para verificação da satisfação das refeições ofertadas no Hospital de Base.
Frisa-se que a preocupação com a saúde e bem-estar de nossos colaboradores é primordial e estamos empenhados a tomar todas as medidas cabíveis, no menor tempo possível, após a devida apuração da denúncia realizada, sempre em respeito ao devido processo legal administrativo, ao contraditório e a ampla-defesa.