Durou apenas e tão somente um minuto o primeiro exame realizado nesta segunda-feira (22) pelo novo tomógrafo do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), destinado ao atendimento de pacientes atendidos no Pronto-Socorro da unidade.
Esse foi o tempo que o paciente J.S.N., 69 anos, vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral) passou pelo novo aparelho. Assim, a imagem obtida na primeira operação oficial da máquina ficou logo disponível para a equipe assistencial, que em 15 minutos apresentou o exame com o laudo emitido.
Anteriormente, o exame levava 10 minutos, pelo menos com o antigo tomógrafo adquirido em 2009, cuja tecnologia ultrapassada apresenta menor qualidade de imagens para identificação de múltiplas enfermidades, além de exigir maior tempo e atenção para a elaboração do laudo.
Exames detalhados
A Inauguração do tomógrafo foi acompanhada pelo presidente do IgesDF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde Pública do Distrito Federal), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, o diretor de atenção a saúde , Rodrigo Contti , a diretora de inovação ensino e pesquisa, Emanuela Ferraz, e pelo superintendente do HBDF, Bruno Sarmento, além de gestores e colaboradores da Unidade de Radiologia e ainda a gerente de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, enfermeira Elaine Araújo, que coordenou o projeto de aquisição e instalação do novo tomógrafo desde 2020.
“Esse é um equipamento de alta tecnologia que foca muito na rapidez e na segurança do paciente”, afirmou o presidente do IgesDF. “Com pouca injeção de contraste, o tomógrafo permite uma qualidade muito boa daquela área que a gente quer diagnosticar. Passamos agora a ter três tomógrafos para atender o paciente”.
De acordo com o superintendente do. HBDF, o aparelho oferece melhoria no atendimento dos pacientes atendidos do PS. “Com esse equipamento, podemos realizar exames detalhados para algumas doenças pulmonares, como a embolia pulmonar, e doenças da aorta, como aneurismas, para as quais o Hospital de Base é referência no Distrito Federal”, disse.
Vidas salvas
Também prestigiou o evento o deputado federal licenciado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), autor da emenda parlamentar que viabilizou a aquisição e entrega do aparelho.
”Que esse aparelho salve muitas vidas”, exaltou Julio Cesar. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário de Esporte e Lazer do DF. Após a inauguração, ele disse que voltará a apresentar emendas a favor da saúde pública do DF, com nova destinação de recursos para o IgesDF.
“Já ajudei e vou continuar ajudando a saúde pública do Distrito Federal”, previu o congressista, que vai inserir novos recursos para o setor na elaboração de emendas parlamentares ao Orçamento da União de 2024.
Em comum, a direção do IgesDF e do HBDF enaltecem a parceria firmada com parlamentares para melhorar a saúde pública do Distrito Federal.