Núcleo de Apoio ao Pesquisador do IGESDF realiza primeira consultoria


07/08/2020 - 18h29

Setor auxiliará na análise de dados e gestão administrativa de projetos

Essa semana o Centro de Inovação, Ensino e Pesquisa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) realizou a primeira consultoria prestada pelo Núcleo de Apoio ao Pesquisador (Napes). A consultoria foi prestada pelo estatístico, Frederico Lara de Souza, para a médica Liliana Sampaio Costa Mendes sobre o software RedCap.

A ocasião marca o início da oferta dos serviços do núcleo de apoio que tem por finalidade auxiliar, de forma eficiente, os pesquisadores do IGESDF no desenvolvimento de projetos de pesquisa, na análise de dados e na gestão administrativa de projeto.

Para a especialista de Pesquisa Clínica, Márcia Cristina Oliveira da Rocha, o apoio na submissão do projeto de pesquisa é essencial.

“O Napes atua como um facilitador que fornece orientações aos pesquisadores que por sua vez, trabalham na constante melhoria do atendimento assistencial”, destaca.

O diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa enfatiza que o instituto tem investido de forma efetiva no apoio às ações de ensino e pesquisa visando, ao longo do tempo, uma melhor prestação de serviços para a população do DF.

“Com esses incentivos, os pacientes acabam sendo beneficiados de forma indireta já que através de resultados positivos obtidos pelas pesquisas que receberam nosso auxílio, a assistência torna-se mais qualificada”, afirma.

NAPES – O núcleo de apoio oferece os serviços de consultorias para submissão do projeto de pesquisa para o CEP – Plataforma SEI; esclarecimento de dúvidas sobre Plataforma Brasil; captação de recursos para projetos/iniciação científica – editais internos e externos; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos éticos; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos metodológicos gerais; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos metodológicos – proposta de análise dos dados; elaboração do projeto de pesquisa – aspectos metodológicos – Plano Amostral (tamanho e seleção da amostra); auxílio na estruturação de banco de dados dos pesquisadores; dúvidas sobre RedCap.

Além disso, o Napes auxilia na gestão de grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq; divulgação científica de pesquisas realizadas por colaboradores na instituição em mídias sociais, murais e site do IGESDF; programa de Iniciação Científica e voluntária, e Conselho Científico.

Mais informações sobre o Napes podem ser obtidas no link https://igesdf.org.br/nucleo-de-apoio-ao-pesquisador-napes/

 

Texto: Leilane Oliveira / Agência IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno / Agência IGESDF