Paciente de câncer de 79 anos vence covid após 32 dias internada

Eliaquina Madureira é um das pessoas recuperadas pelo projeto Reab, executado no Hospital de Base desde novembro de 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thaís Umbelino

Gratidão. Essa foi a palavra que a paciente Eliaquina Jacob Madureira – em tratamento de câncer no  Hospital de Base (HB) – escolheu para se despedir dos profissionais de saúde do 7º andar após enfrentar a covid-19 e receber alta nesta segunda-feira (8). A completa recuperação da doença respiratória chegou um dia após a aposentada completar 79 anos, um presente que ficará para sempre em sua memória e de seus familiares como o dia do seu renascimento.

Recuperada da covid, Eliaquina agora dá continuidade ao tratamento de câncer
Recuperada da covid, Eliaquina agora dá continuidade ao tratamento de câncer

O agradecimento à equipe também veio em forma de carta, escrita em conjunto com a filha Genilda. “Existem pessoas que tornam nossa caminhada mais significativa: pela companhia, pelo apoio, pelo zelo, pelo carinho. (…) Deixamos o nosso mais sincero e caloroso abraço e nossa imensa gratidão por tudo”, dizia a mensagem.

Eliaquina é uma das pessoas recuperadas da covid-19 pelo projeto Reab Pós Covid-19, executado desde novembro no Hospital de Base pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde.

Após a alta, a paciente foi para o 10º andar, onde continuará o tratamento de um câncer de fígado. “Agora, vamos para uma nova batalha”, declarou a filha Genilda Pereira Rocha, 53. “Em breve, a gente vai dar outro depoimento de vitória da nossa menina.”

Trajetória da paciente

Internada desde 5 de fevereiro, Eliaquina chegou ao HB sentindo falta de ar e inchaço nas pernas. “Ela achava que eram efeitos colaterais da segunda sessão de quimioterapia”, conta a filha. Porém, a idosa foi submetida a um teste e descobriu a infecção pelo coronavírus.

Eliaquina ficou um dia na unidade de terapia intensiva (UTI) e foi encaminhada ao Pronto-Socorro. Onze dias depois, foi inserida no projeto Reab.

O projeto Reab no Hospital de Base é gerido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Iges-DF e ajuda a recuperar pacientes com covid-19. No momento da alta hospitalar, é feita uma classificação do nível de cuidado. “É avaliação global que verifica a funcionalidade e as alterações nutricionais, psicológicas e cognitivas que podem interferir na reabilitação”, explica a chefe de Enfermagem do HB, Thais Ribeiro.

É proposto um plano de reabilitação para o rápido retorno funcional do paciente à condição pré-internação. O trabalho é feito por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

“É motivador ver o compromisso das equipes assistenciais multiprofissionais que se dedicam ao outro com sensibilidade, disposição para aprendizado coletivo e atualização permanente, além de adaptabilidade diante desse cenário epidemiológico assustador”, agradeceu a titular da Diep, Emanuela Ferraz.

Carta que paciente escreveu para agradecer a equipe do Hospital de Base
Carta da paciente Eliaquina para agradecer a equipe do Hospital de Base

 

Edição: Marina Mercante

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72