Paciente transplantado com covid-19 se recupera e recebe alta do Hospital de Base


16/07/2020 - 13h22

Ele tinha baixa imunidade e por isso ficou internado na unidade

Em meio a lágrimas e sorrisos, o paciente transplantado renal de 65 anos, Carlos Sérgio Rodrigues Barros, deixou o Hospital de Base recuperado da covid-19. O idoso ficou internado por 35 dias, sendo 18 deles na UTI em estado gravíssimo.

“Fiquei 16 dias na UTI. Foi muito sofrimento, com falta de ar. Foi muito sacrificante e não é fácil. Muita gente morre de covid-19, mas quando fui para a enfermaria fui só melhorando. Eu tive que ter força. Agradeço a toda a equipe que me ajudou. São excelentes profissionais. Hoje eu estou indo para casa feliz”, comemorou o paciente.

Carlos Sérgio conta que é transplantado há 5 anos e não sabe explicar como foi contaminado. “Pelo que eu passei aqui, eu recomendo a todo mundo usar a máscara, ter mais cuidados mesmo, porque essa doença não escolhe, pode ser uma criança, terceira idade, qualquer um, e ela mata”, alertou.

Antes de sair, o paciente entregou um presente para uma enfermeira, que ele fez questão de encontrar antes de sair do hospital.

SUPORTE – No Hospital de Base (HB), há 66 leitos de UTI com suporte ventilatório para pacientes com covid-19. O HB é referência apenas para casos específicos de pacientes imunodeprimidos como aqueles que têm câncer e trauma, por isso, a recuperação pode se tornar mais difícil.

 

Texto: Ailane Silva/Agência IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/IGESDF