SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Pacientes da oncologia escrevem cartões natalinos para familiares

Ação organizada por equipe multiprofissional do HB possibilitou o envio de mensagens de amor na data comemorativa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thais Umbelino

Presentear quem amamos com palavras de amor. Um ato simples que fez a diferença na vida dos pacientes oncológicos no dia do Natal. Por meio de uma ação desenvolvida pela equipe multiprofissional da oncologia do Hospital de Base, nesta sexta-feira (25), os internados conseguiram se fazer presente em seus lares, mesmo longe, por meio de cartões natalinos.

Com os modelos já prontos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, distribuíram as cartas, em branco, para os pacientes escreverem uma mensagem a quem quisesse. Todo mundo gostou da ideia, de acordo com a terapeuta ocupacional Maria Luísa Andrade.

Pacientes escreveram cartões natalinos para familiares
Pacientes escreveram cartões natalinos para familiares

“Todos se emocionaram muito, principalmente porque tiveram a oportunidade de deixar uma mensagem para as pessoas que amam em forma de texto”, explicou a profissional de saúde.

“Muitos escolheram os netos que estavam em casa para mandar o cartão. A atividade é importante até para os pacientes mais graves, porque é um processo de despedida. Eles deixam uma mensagem para a família, que fica com uma mensagem concreta da pessoa”, contou Maria Luísa.

Além do Natal, outras datas comemorativas são celebradas na unidade. “O objetivo é aproximá-los das comemorações externas no cotidiano hospitalar e fazer com que a internação fique menos difícil”, comentou a terapeuta ocupacional.

“Isso acaba contribuindo, porque a gente aproveita para deixar o paciente mais ativo enquanto realiza as atividades. Ele consegue ter um emponderamento muito grande, porque se sente capaz e útil de estar confeccionando um presente para dar para alguém da família”, completou Maria Luísa.

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72