Plano de saúde dos servidores do GDF deve aliviar atendimento na rede pública


28/10/2020 - 13h15

Um dia histórico para os servidores públicos do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (28), Dia do Servidor, o governador Ibaneis Rocha anunciou a criação do plano de saúde voltado à categoria já com cronograma de adesão e o edital de chamamento público para o cadastro das operadoras do serviço. A demanda era aguardada há 20 anos pelos cerca de 170 mil funcionários do GDF.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Governador Ibaneis Rocha destacou atuação do Iges-DF na saúde

Durante a solenidade no Palácio do Buriti, Ibaneis destacou a importância de se ofertar o plano de saúde aos servidores. “Hoje, apenas 30% desses servidores têm plano de saúde. São os que têm um salário melhor. Os outros 70% terão essa oportunidade agora”, informou. “Vamos deixar o SUS para quem de fato precisa”, afirmou.

O governador destacou, também, a melhora no atendimento da rede pública de saúde à população. Segundo ele, em dois anos de governo o atendimento melhorou bastante. “Acabamos com as filas horríveis em frente aos hospitais e conseguimos distribuir melhor o atendimento na rede”, disse. “Em especial por conta da atuação do Iges-DF [Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF], que atualizou suas UPAs e contratou mais de 4 mil profissionais da saúde”, destacou.

Presente na solenidade, o presidente do Iges, Paulo Ricardo Silva, seguiu a mesma linha do governador. Administrando dois grandes hospitais e seis UPAs no DF, ele disse acreditar que o plano de saúde vai tirar a sobrecarga da saúde pública. “Não restam dúvidas de que a medida aliviará a quantidade de atendimentos. Diversos servidores e seus dependentes terão acesso à rede privada”, avaliou. “O SUS agradece esse novo momento”, finalizou.

GDF Saúde

O plano de assistência dos servidores públicos se chama GDF Saúde. Ele será gerido pelo Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (Inas). A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas sejam atendidas pelo GDF Saúde. Desses, 170 mil são funcionários (efetivos, comissionados, ativos, inativos) e os outros 330 mil, dependentes.

Atenção às datas!

Cronograma para adesão no plano de saúde por meio do site do Inas no endereço www.inas.df.gov.br:

1) 3/11/2020 – Secretaria da Saúde
2) 1º/12/2020 – Secretaria de Educação
3) 4/1/2021 – Demais órgãos e convênios

Reportagem: Ederson Marques/Ascom Iges-DF

Foto: Renato Alves/Agência Brasília