Presidente do IgesDF anuncia melhorias para o atendimento de ostomizados

Serão feitas ações com foco na acessibilidade, ampliação de cirurgias, abastecimento de insumos e manutenção de equipamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma série de ações para melhorar o atendimento dos pacientes ostomizados foi anunciada pela diretora-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF – IgesDF, Mariela Souza de Jesus, após visita nesta terça-feira, 21 de junho, às instalações da Proctologia, onde esse público é atendido no Hospital de Base do Distrito Federal – HBDF. “O nosso foco é promover ações voltadas para a acessibilidade, ampliação de cirurgias, abastecimento de insumos e análise do parque tecnológico necessário para o atendimento desses pacientes”, disse a gestora.

Mariela Souza fez a visita acompanhada de Ana Paula Batista Soledade, que preside três instituições: Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Coddede, a Associação dos Ostomizados do DF e o Movimento dos Estomizados do Brasil – MOBR. Mariela Souza contou com a expertise de Ana Soledade para identificar as melhorias que foram anunciadas após a visita. “Hoje apresentamos barreiras e dificuldades encontradas por esses usuários. Também demos encaminhamentos importantes. Vejo que esse é início para que possamos fortalecer o atendimento dessas pessoas, melhorando o padrão de cuidados e a acessibilidade, proporcionando melhor qualidade de vida”, disse.

No final da visita, que também contou com a participação do chefe da Unidade Proctologia, João Batista Tajra, a diretora-presidente do IgesDF solicitou um levantamento da quantidade de pacientes ostomizados atendidos no HBDF e que tem indicação para cirurgia de reversão (retirada de bolsa de colostomia), bem como um relatório de adaptações necessárias na infraestrutura. No caso dos ostomizados, uma das exigências é que os vasos sanitários sejam instalados com altura maior, conforme normas de acessibilidade para esse público.

O QUE SÃO OSTOMIZADOS?

São pacientes que foram submetidos à intervenção cirúrgica para criar um caminho alternativo para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

Reportagem: Ailane Silva

Edição: Renata Nandes

Vídeo: Alessandro Praciano

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72