Recepcionistas do Hospital de Base recebem treinamento

Objetivo é elevar a qualidade do atendimento aos pacientes  

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Thaís Umbelino

Palestrante Karoline Carvalho citou temas como proatividade e apresentação pessoal.

Os recepcionistas terceirizados do Hospital de Base (HB) iniciaram, nesta terça-feira (13), um treinamento para aperfeiçoar o atendimento a usuários e acompanhantes que frequentam a unidade de saúde. Ao todo, a capacitação será ministrada para aproximadamente 200 funcionários até a próxima quinta-feira (15).

Com duração de uma hora, o treinamento aborda temas como proatividade, comportamento, apresentação pessoal e atendimento ao usuário. “Queremos ajudar os funcionários a entender a expectativa de cada usuário durante o atendimento, adotando condutas como clareza e empatia”, explica a palestrante Karoline Carvalho, analista de Recursos Humanos da Apecê, empresa terceirizada responsável pelo serviço de recepção e que está promovendo o curso.

Aproximadamente 200 funcionários devem passar pelo treinamento.

Para evitar aglomerações, as capacitações foram divididas em seis turmas durante os três dias, seguindo todas as medidas sanitárias, nos horários da manhã e da tarde. O treinamento faz parte de um cronograma de capacitações realizadas pela Apecê ao longo do ano.

“Todos os meses oferecemos cursos para os supervisores, que são os responsáveis por disseminar os conhecimentos sobre cuidados com a limpeza e adoção das medidas sanitárias, por exemplo”, afirma a analista de Recursos Humanos.

Mais conhecimento

Mesmo com cinco anos de experiência na área de atendimento, o treinamento permitiu que a recepcionista Ana Paula Gregoriano, 40 anos, aprofundasse ainda seus conhecimentos. “O tema que me chamou mais atenção foi o da empatia. É muito importante se colocar no lugar do outro, que passa por situações difíceis dentro de um hospital”, destacou a profissional, que trabalha há sete meses no HB.

“Essa capacitação, além melhorar o desempenho profissional do colaborador, também garante uma maior satisfação dos usuários. Só tem pontos positivos”, observa a chefe do Núcleo de Qualidade do HB, Sandra Dutra, satisfeita com o resultado.

 

Edição: Ailane Silva

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