Santa Maria realiza mutirão para diagnosticar e combater doenças bucais

Serão 10 horas de serviços no próximo dia 21, com a participação de nove cirurgiões dentistas e alunos de Odontologia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Atendimento odontológico de paciente no Hospital Regional de Santa Maria – HRSM.

Um mutirão para diagnosticar e tratar câncer de boca e outras doenças bucais será realizado no próximo dia 21, das 8 às 18 horas, no Ambulatório de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Serão dez horas de trabalho ininterrupto, segundo a direção do hospital.

O mutirão contará com nove cirurgiões dentistas do HRSM e diversos alunos de Odontologia de três universidades do Distrito Federal: Centro Universitário Euro Americano (Unieuro), Centro Universitário do Planalto Central (Uniceplac) e Universidade Católica. Esse grupo irá fazer a triagem dos pacientes, diagnosticar lesões e realizar o tratamento de doenças próprias do complexo bucal.

Esses profissionais integram a equipe de Estomatologia do Hospital de Santa Maria, especialidade da Odontologia que objetiva prevenir, diagnosticar, prognosticar e tratar de doenças bucais. Os serviços do mutirão incluem a realização de biópsia (procedimento cirúrgico para colher amostra de tecidos ou células) e de exames do material colhido no próprio Laboratório de Patologia do HRSM.

Após os resultados das biópsias, os casos de tumores benignos serão tratados pelo Serviço de Estomatologia do HBDF. Já os pacientes com resultado histopatológico (quando se detecta possíveis lesões malignas) serão encaminhados ao Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital de Base.

O serviço de Estomatologia do Santa Maria, hospital administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF), atende em média por semana 10 pacientes com lesões na boca que precisam ser diagnosticadas. Até setembro, foram diagnosticados em média 18 pacientes com lesões malignas e 85 com lesões benignas. Com o mutirão, o HRSM pretende ampliar o número de pacientes atendidos.

Reportagem: Pelágio Gondim

Atendimento à imprensa
Ascom/IGESDF
(61) 3550-9281
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72