Semana da Mulher IGESDF homenageou colaboradoras de todas as unidades

Entregas de rosas, depoimentos, poemas e diversas atividades foram promovidas em agradecimento às trabalhadoras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ascom IGESDF

Com uma força majoritariamente constituída por mulheres – heroínas que contribuem diariamente para a missão de salvar vidas – o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) encerrou na última sexta-feira (11/3) as homenagens realizadas durante a Semana da Mulher IGESDF, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março.

As ações foram realizadas para homenagear todas as mulheres que atuam no Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria, unidades de pronto atendimento (UPAs), Central de Armazenamento SIA e no Edifício Sede PO 700. Juntas, as unidades somam 7.961 profissionais mulheres, de um total de 9.128 colaboradores, o que representa 87% do quadro de recursos humanos.

Durante cada uma das homenagens foi exibido vídeo de um minuto com trechos da atuação de muitas colaboradoras da área de gestão, médicas, assessoras, agentes administrativos, auxiliares e serviços gerais, registrados dias antes. Também foram exibidos vídeos com mensagens de autoridades: ministra, parlamentares, secretárias de Estado e administradoras de Regiões Administrativas do DF, que dedicaram as falas especialmente às mulheres do instituto.

A abertura oficial foi realizada no Hospital de Base, no espaço solidário da Casinha Rosa, e contou com a participação de toda a diretoria do IGESDF, do Secretário de Saúde do DF general Manoel Pafiadache, de integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e de outras organizações sem fins lucrativos.

Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente substituta do Instituto discursou sobre o empoderando as trabalhadoras, “A mulher é isso: ela cai, levanta, consegue seguir em frente. Eu represento muitas de vocês, mulheres que venceram o preconceito. Muitas vezes as pessoas não olham as mulheres como competentes e elas são subjugadas. Represento uma classe que sempre foi lutadora para conseguir fazer valer seus direitos e liberdades. Nós somos livres para escolher o que queremos, e o que queremos é sermos respeitadas”, disse.

No Hospital Regional de Santa Maria, dia 9, o superintendente Ubiraci Nogueira destacou que as mulheres estão cada vez mais atuantes no mercado de trabalho. “Elas estão crescendo, evoluindo. O tempo está passando e as mulheres estão conquistando o seu espaço. É muito importante ver o crescimento de cada uma de vocês. O trabalho de vocês aqui é imprescindível e tem ajudado a nos destacar em meio a um período pandêmico da covid-19”, disse. Sua participação emocionou ao público quando leu um poema escrito por ele mesmo em homenagem às colaboradoras do HRSM.

 

A UPA de Samambaia foi a sorteada, entre as demais, para sediar a homenagem às colaboradoras das Unidades de Pronto Atendimento  na quinta-feira (10). A superintendente de Atenção Pré-Hospitalar Nadja Vieira ressaltou que nas UPAs 67% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. “Temos no quadro de gestoras das UPAS 33 mulheres de um total de 52 pessoas. Além disso, somos cinco mulheres na superintendência”, disse, ao informar ainda que na UPA de Samambaia, onde o evento foi sediado, totalizam 182 colaboradores, dos quais, 118 são mulheres.  “De 2021 até hoje, a UPA Samambaia atendeu 34.572 mulheres, dados importantes em que percebemos que o papel crescente da mulher na gestão é importante”, disse.

Na sexta-feira as colaboradoras que ficam lotadas nas unidades do SIA e PO 700 foram as homenageadas, com coffee break e sorteios.

As homenagens ao Dia Internacional da Mulher contaram com o apoio da Caesb, Administração Regional de Samambaia, Unyleya, Ipemed, Rede Feminina de Combate ao Câncer, QueroFlô, ShiloahFloat, Administração Regional de Brasília e Elsevier.

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72