Com uma estrutura composta por computadores e telões onde são transmitidas videoconferências para discussão de casos de pacientes graves entre médicos ao vivo, o Serviço de Telemedicina, instalado no Hospital de Base (HB), recebeu a visita, nesta quinta-feira (22), do diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Gilberto Occhi.
Ele foi conferir como funciona o serviço, que é coordenado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Iges e consiste em ofertar —para médicos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das unidades de pronto atendimento (UPAs)— apoio de especialistas das áreas de cardiologia, pneumologia, clínica médica, infectologia, endocrinologia, nefrologia e psiquiatria.
“Os especialistas orientam médicos e sugerem intervenções, em tempo real, durante atendimentos a pacientes”, explicou a diretora da Diep, Emanuela Ferraz. “Esse é um serviço importante que facilita os profissionais a tomarem decisões de forma mais rápida para melhor atender os pacientes”, avaliou Occhi.
Adotada durante a pandemia pelo Iges-DF, a telemedicina já realizou aproximadamente 2,4 mil atendimentos entre abril de 2020 e março de 2021. Mais de 80 médicos já receberam o suporte.
Funcionamento
Os médicos das UPAs ou do HRSM enviam uma solicitação pelo sistema e são direcionados para o especialista que atenderão a demanda. A partir daí, em poucos instantes, o médico do Hospital de Base (HB) inicia a discussão do caso clínico em tempo real.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e as unidades que recebem o auxílio também contam com computadores exclusivos.
Além do apoio por especialidade, a telemedicina do Iges-DF oferta a opção de discussão dos casos por reuniões clínicas virtuais, nas quais os médicos plantonistas das UPAs debatem o quadro de saúde dos pacientes internados com todo o grupo de especialistas escalados.