SALVAR VIDAS É O NOSSO COMPROMISSO.

Tenda para síndromes respiratórias em Santa Maria atendeu 319 pacientes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Estrutura foi montada pelo IGESDF para enfrentamento do novo coronavírus

A tenda para triagem de pacientes do pronto-socorro para síndromes respiratórias agudas, montada no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), já atendeu 319 pacientes em 15 dias de funcionamento, de 13 a 27 de abril. A estrutura foi erguida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) em mais uma iniciativa para enfrentamento da pandemia da covid-19.

Até o momento, foram realizados na estrutura da tenda a coleta de 96 exames laboratoriais (RT-PCR -Swab), sendo 87 negativos e apenas nove positivos. Eles estão em isolamento domiciliar. Os testes são realizados apenas nos pacientes com sintomas da doença.

“A tenda é dividida em três áreas distintas. São elas: Acolhimento e Triagem, Atendimento Médico e Área de Coleta de Exames. A depender da triagem do paciente, ele é encaminhado para a classificação de risco e atendimento médico na Unidade de Atendimento da Covid-19, seguindo o protocolo estabelecido”, explicou o superintendente do HRSM, Paulo Cortez.

A Unidade de Atendimento Covid-19, que foi estruturada em parte do ambulatório do HRSM em conjunto com a tenda, conta com 26 leitos para tratamento da doença, dos quais 10 leitos de UTI com ventiladores mecânicos e mais 16 com suporte de oxigênio. Além disso, o HRSM conta com 40 leitos de UTI exclusivos para atendimento de casos confirmados ou suspeitos da doença.

“Estamos disponibilizando serviços e leitos para tratamento de pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19, sendo que tudo está sendo feito de acordo com um plano de contingência que foi previamente estabelecido para garantir o acolhimento e atendimento das pessoas”, concluiu o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Costa.

O gestor lembrou que também foram abertos mais 20 leitos de UTI na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante, primeiro local no DF onde foi montada uma tenda semelhante à de Santa Maria para triagem e atendimento de casos suspeitos.

 

Texto: Ailane Silva/Ascom IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF

 

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72