Tomografias no Hospital de Santa Maria estão regularizadas

Exames foram suspensos após problema na refrigeração do ambiente, solucionado com instalação de um novo ar-condicionado

Thays Rosário
16/12/2020 - 14h43

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) regularizou a oferta de tomografias nessa terça-feira (15). O serviço estava suspenso desde 4 de dezembro, depois de uma das centrais de refrigeração da unidade de saúde apresentar problemas. Para retomar os atendimentos, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que administra o HRSM, instalou um ar-condicionado split na sala de tomografia. Assim, os exames podem ser feitos em condições adequadas e sem risco de danificar o tomógrafo da unidade.

“É importante esclarecer que o nosso tomógrafo jamais esteve quebrado. O que fizemos foi interromper o funcionamento dele por medida de segurança”, explicou o gerente de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HRSM, Ubirajara Silveira. Ele ressaltou que, nesse período, os pacientes não ficaram desassistidos. “Encaminhamos os usuários que necessitavam do exame para outros hospitais da rede pública.”

O tomógrafo é sensível a altas temperaturas e precisa de um ambiente bem refrigerado para operar corretamente. “O ar-condicionado central apresentou problemas no dia 1º. Até o dia 4, estávamos fazendo três exames e precisando desligar para ele esfriar. Optamos, então, por suspender o serviço para evitar que o tomógrafo se danificasse”, detalhou o superintendente do Hospital de Santa Maria, Willy Pereira.

O Hospital Regional de Santa Maria realizou 25.972 tomografias em 2020, de janeiro a novembro, com média de 95 exames por dia.

Edição: Marina Mercante

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br