UTI do Hospital de Base passa a contar com suporte do Laboratório Clínico para realização de gasometria 24h


29/07/2020 - 17h06

Estrutura foi ampliada, com disponibilidade de técnico 24h, para dar mais celeridade ao atendimento dos pacientes

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) tem dado atenção a todos os detalhes para a prestação de serviço célere e eficaz dos pacientes internados no Hospital de Base.

Dessa vez, uma sala de gasometria foi montada na UTI do 3º andar do Hospital de Base (HB) com técnico de laboratório exclusivo e funcionamento de 24h para dar mais vazão às necessidades dos atendimentos, principalmente, dos acometidos por síndromes respiratórias.

De acordo com a chefe do Laboratório Clínico do Hospital de Base, Lara Malheiros, a estrutura foi organizada para que o serviço seja prestado diariamente com realização de exames a fim de que os diagnósticos e as condutas médicas sejam mais precisas. Além disso, Lara ressalta que a presença do técnico permite a manutenção da qualidade dos exames e equipamentos durante as operações.

“Contamos com gasômetros novos e seringas balanceadas com heparina lítica para a adequada coleta das gasometrias. A ação melhora a qualidade dos resultados, diminui os problemas causados pelos erros pré-analíticos, diminui os chamados técnicos e otimiza o tempo de resposta”, destaca.

Para o diretor-presidente do IGESDF, Sergio Luiz da Costa, a ação é mais uma demonstração de que o instituto está atento e determinado a oferecer um serviço de qualidade para a população do DF.

“Ao longo de todos esses meses enfrentando essa pandemia, nossas ações tem sido assertivas para que possamos atender de forma efetiva a cada um dos pacientes que precisa dos nossos serviços. E essa ampliação no atendimento do laboratório reafirma nosso compromisso de oferecer atendimento ágil para todos que chegam até nossas unidades”, afirma o presidente.

GASOMETRIA – A gasometria mede o pH e os níveis de oxigênio e de gás carbônico no sangue de um paciente. A verificação dos gases sanguíneos é utilizada para verificar o equilíbrio ácido-base do organismo, diretamente relacionado com a performance pulmonar e metabólica.

 

Texto: Leilane de Oliveira / Agência IGESDF

Fotos: Davidyson Damasceno / Agência IGESDF