Treinamento reforça cuidados da equipe de materiais hospitalares

Profissionais que cuidam da limpeza e desinfecção de materiais foram orientados sobre medidas de segurança

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thaís Umbelino

Estar bem informados sobre os cuidados necessários em relação à covid-19 é o primeiro passo para evitar a contaminação. Essa é uma certeza dos trabalhadores da Central de Material Esterilizado(CME) do Hospital de Base (HB), administrado pelo Instituto de Gestão e Estratégia de Saúde do Distrito Federal  (Iges-DF).

Treinamento foi conduzido por um médico do trabalho e por um técnico de segurança
Treinamento foi conduzido por um médico do trabalho e por um técnico de segurança

O reforço no conhecimento foi possível graças a um treinamento na semana passada conduzido por um médico do trabalho e por um técnico de segurança. Eles abordaram com a equipe os cuidados corretos para evitar o coronavírus. A iniciativa foi promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a Superintendência Operacional do HB.

“A gente sabe que a pandemia traz um misto de emoções para todos, inclusive para o pessoal da área técnica, que também fica muito exposto porque precisa fazer a desinfecção dos materiais usados com pacientes”, comenta Andreia Calabro, gerente de logística e uma das responsáveis pela iniciativa. 

O treinamento, além de orientar e tranquilizar os profissionais, os ajuda a ter maior controle do uso dos materiais. “Quando você conscientiza a equipe, ela se torna mais consciente em todas as esferas, desde a correta esterilização ao uso correto de EPIs [equipamentos de proteção individual]. Isso otimiza o serviço”, diz Andreia. 

Participaram da capacitação 15 dos 89 colaboradores da Central de Material Esterilizado. Outros treinamentos estão previstos para o restante da equipe. 

O que faz a a Central de Material Esterilizado

A Central de Material Esterilizado é responsável pela limpeza, organização e inspeção de todo o instrumental do hospital. O trabalho é imprescindível para garantir um ambiente limpo e sem infecções. Esse reforço das medidas de segurança, na opinião da chefe de núcleo da CME, Richênia Fernandes, vem para somar ainda mais na higienização. “Com a prevenção, o trabalho se torna mais seguro e eficiente.” 

Cuidado com os colaboradores

Desde dezembro de 2020, o Iges-DF promove treinamentos com colaboradores de diversos setores para  evitar o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus. A capacitação é conduzida por um médico do trabalho e por um técnico de segurança.

Além do CME, foram treinados, até o momento, os maqueiros e os profissionais do projeto Humanizar, no Hospital de Base.

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72