Equipes das UPAs de Samambaia e do Núcleo Bandeirante propõem melhorias

Vice-presidente do Iges-DF conversou com os profissionais de saúde para conhecer melhor a infraestrutura dos locais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Thais Umbelino

Conhecer a rotina dos trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir de uma conversa descontraída e informal. Esta é a proposta do Em Pauta, atividade realizada pela Vice-Presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Nesta terça-feira (26), a UPA de Samambaia recebeu o quinto encontro do ciclo, que percorrerá todas as unidades do instituto até março.

Vice-presidente do Iges-DF, Mariela Souza, ouve sugestões na UPA de Samambaia
Vice-presidente do Iges-DF, Mariela Souza de Jesus, ouve sugestões na UPA de Samambaia

Em parceria com o Núcleo de Treinamento e Qualidade do Iges (Nutre), a roda de conversa contou com profissionais dos setores de Enfermagem, de Farmácia e da Coordenação. Eles contaram a rotina de trabalho desenvolvida na unidade e discutiram melhorias com a vice-presidente do instituto, Mariela Souza de Jesus.

Durante o encontro, Mariela fez algumas sugestões para resolver questões pontuais, relacionadas, entre outras coisas, às capacitações. “É importante que os colaboradores indiquem os assuntos para que os cursos ofertados atendam às necessidades das equipes”, afirmou.

Outros temas relacionados a infraestrutura da unidade, dimensionamento de equipe, processo seletivo e iniciativas que visam ao cuidado do colaborador foram destacados no encontro e serão levados pela diretoria para serem discutidos com os demais setores envolvidos para a elaboração de propostas.

A iniciativa foi bem recebida e comemorada pela atual gestora da UPA de Samambaia, Regilane Fonseca. “Fiquei muito feliz quando tomei conhecimento do projeto, porque é importante para nossa equipe se sentir valorizada e parte do processo”, comentou.

Depois de passar por todas as unidades do Iges, a diretoria encaminhará uma devolutiva com todos os assuntos tratados em cada local. Os colaboradores das UPAs de Ceilândia, do Recanto das Emas, do Núcleo Bandeirante e de Sobradinho já participaram da iniciativa. Nesta quinta (28), a atividade ocorre na UPA de São Sebastião.

Visita à UPA do Núcleo Bandeirante

Roda de conversa na UPA do Núcleo Bandeirante
Roda de conversa na UPA do Núcleo Bandeirante ocorreu na última quarta (20)

Na última quarta-feira (20), a ação foi realizada na UPA do Núcleo Bandeirante. Os profissionais reuniram-se com a vice-presidente para discutir, entre outros temas, sobre a logística do fluxo geral na unidade, tanto de pacientes quanto de profissionais, além da necessidade de ampliação de alguns setores.

“Encontramos um ambiente com profissionais interessados e qualificados para prestar um serviço de qualidade aos nossos pacientes. A partir das sugestões deles, pensaremos em soluções que tragam melhorias não só para a UPA do Núcleo Bandeirante, mas que contemplem todas as unidades”, destacou Mariela.

A presença da vice-presidente na UPA foi aprovada pelos colaboradores. Para a enfermeira Tatiana Lustosa, responsável pela gestão de leitos, “a proposta de a gestão do Iges vir ao nosso ambiente, que é porta de entrada do público, é muito boa. Sentimos que temos um papel importante no processo e que não estamos sozinhos na caminhada”, observou.

Em Pauta

O Em Pauta é uma das ações oferecidas pelo projeto Reconhecer, que busca a valorização profissional. Nas rodas de conversas, iniciadas em 2020, o objetivo é aproximar a diretoria dos colaboradores do Iges.

Ao final de cada encontro, a diretoria apresenta aos demais setores do instituto os pontos destacados pelos colaboradores para elaboração de propostas e avaliação das sugestões apresentadas.

A previsão é que, até meados de março, as demais unidades do Iges, como Hospital de Base e Hospital Regional de Santa Maria, recebam a atividade.

Acesse a galeria de fotos do Em Pauta na UPA de Samambaia.
Acesse a galeria de fotos do Em Pauta na UPA do Núcleo Bandeirante.

Edição: Marina Mercante

Atendimento à imprensa
Ascom/Iges-DF
(61) 3550-8810
imprensa@igesdf.org.br

Compartilhe esta notícia pelo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72

Nossas redes:

IGESDF | SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335-900 | CNPJ: 28.481.233/0001-72